domingo, 12 de fevereiro de 2012

Você tem medo ?

[...] Você pode pensar: "Mas eu tenho medo". Ora, todo mundo tem medo. Alguns têm medo da vida, outros do viver. Tome cuidado com o medo que você alimenta porque ele pode aprisioná-lo, e essa é a pior das prisões que existem no mundo. É uma prisão sem celas, sem muros e sem guardas, mas da qual é difícil escapar porque é uma prisão interior, da qual só você pode encontrar a saída.
A chave para essa libertação é a coragem. Mas coragem não é ausência de medo. Ter coragem é ter consciência do tamanho do desafio e estar disposto a caminhar nessa direção. Isso significa que você é capaz de superar o medo e com isso realizar o que sua consciência quer fazer. O medo é um sentimento em certa medida positivo porque protege você das situações de risco. Mas o medo desmedido pode paralisar. Você precisa controlar o medo em vez de ser controlado por ele.
Ter coragem é ser capaz de fazer o que os outros não esperam que a gente faça, é ir contra a corrente se preciso, confrontando a incerteza e não se deixando intimidar pelas dificuldades que aparecem no caminho.
Ou como nesta anedota: uma professora aplicava um exame final e deu como tema de redação a coragem. Ao ouvir as orientações, um dos alunos imediatamente colocou seu nome na prova, escreveu uma única frase, levantou-se, entregou a folha para a professora e foi embora. A professora, entre surpresa e indignada, leu a frase escrita pelo rapaz, que continha três palavras apenas: "Coragem é isso!".


Anderson Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário