domingo, 5 de fevereiro de 2012

Orgulho: elimine-o.

SIGNIFICADO DE ORGULHO: Elevado conceito que alguém faz de si próprio. Amor-próprio exagerado. Brio. Altivez, soberba. Ufania.

Infelizmente esse sentimento não nos deixa fazer o que queremos, pelo simples fato que o nosso ego fala mais alto dizendo que nós não precisamos de nada ou ninguém, que você é capaz de fazer tal coisa sozinho, ou que não precisa de tal coisa pra continuar vivendo. E isso na verdade é a pior coisa que uma pessoa pode ter. Se imagine crescendo numa empresa, orgulhoso. Imaginou? Não? Poisé, porque não tem jeito. E o orgulho não atinge somente essa área, como diversas outras, como na maioria das vezes, o amor. Pessoas se afastam uma das outras sem ao menos saber o porquê, simplesmente se afastam para se "valorizarem" e acabam cometendo um erro: perda de amigos. Durante a amizade, nenhum sinal dele, apenas brincadeiras, elogios, promessas, sonhos e planos. Quando de repente, numa briga apenas, um julgamento precipitado acorda o orgulho, e ele sem nem perguntar invade sua mente te obrigando a fazer o que ele quer, porque somente ELE está certo, e o resto apenas uma expressão: o "foda-se". Não há mais motivos para conversar com a pessoa, vê-la, beijá-la, nada. E o orgulho, assim como a ferrugem, começa a te corroer por dentro, fazendo você sofrer sem ver, sem saber disso, pensando que está tudo bem. E você começa a perceber que era mais feliz quando tinha a amizade da pessoa, que aquela briga, ou sei lá o que tenha acontecido, foi de cabeça quente. Que você não queria ter feito aquilo com aquela pessoa. E então começa a pensar em voltar a ter a mesma vida, porém, do outro lado, o orgulho também a domina. E a sua única saída é deixar do jeito que tá, porque você quer se valorizar, só pelo o que o orgulho na tua cabeça te falou. Às vezes, é preciso deixar esse infeliz de lado, pedir desculpas, e antes de mais nada, viver! Caso contrário, seu coração acabará corroído, assim como uma fechadura enferrujada, em que você não pensa mais em botar a mão.

"O orgulho pode parecer algumas vezes nobre e respeitável, a vaidade é sempre vulgar e desprezível."

Um comentário:

  1. Eu acho que o orgulho pode ser, sim, um sentimento bom - como você disse, nobre e respeitável -, mas deve-se tomar cuidado para que ele não extrapole e torne-se uma vaidade, um orgulho exaltado, que esse, sim, é ruim...

    ResponderExcluir